sexta-feira, 30 de março de 2012

Campus Jaguari prepara as Assembléias Regionais para definição de eixos tecnológicos

Nos últimos dias, o Vale do Jaguari e os municípios de Dilermando de Aguiar, Jari, Toropi e São Pedro do Sul, têm tido a chance de discutir os rumos da educação técnica e profissionalizante da região. A oportunidade é advinda da criação do Campus Jaguari do Instituto Federal Farroupilha, que deverá ter início de suas atividades a partir do ano de 2013. 

A instalação dessa nova unidade faz parte da Fase III do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Superior e Profissional e Tecnológica, lançado em agosto de 2011 pelo Ministério da Educação. Para a definição dos cursos e outras de oportunidades de qualificação que serão oferecidas, a comunidade regional está sendo consultada e isso está acontecendo através de: audiências locais, pesquisa na internet e as assembléias regionais, que serão realizadas no mês de abril. Nessas ocasiões, as pessoas poderão expor seus interesses e anseios. 

Para tanto, está sendo utilizado o critério da definição do Eixo Tecnológico que a região identifica como mais importante para a sua realidade regional. Os eixos tecnológicos são classificados pelo Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, que deverá servir de base para a escolha dos cursos e atividades futuras do Campus Jaguari. Ele representa uma forma de agrupar áreas de qualificação com as mesmas características científicas e tecnológicas, a partir de onde pode ser organizado as possibilidades de oferta de cursos técnicos, além da posterior verticalização do ensino com oportunidades de graduação e pós-graduação.

As assembléias regionais, nesse sentido, serão as definidoras na indicação entre dois ou três desses eixos. Elas acontecerão nos municípios de Santiago, São Pedro do Sul e Jaguari, conforme abaixo:

  • Santiago, dia 2 de abril, segunda-feira, às 14horas, na Câmara de Vereadores.
  • São Pedro do Sul, dia 3 de abril, terça-feira, às 19horas, na Associação Comercial e Industrial.
  • Jaguari, dia 9 de abril, segunda-feira às 19horas, no Clube Sete.

Os demais municípios da região estão sendo convidados a contribuir nessa discussão, deslocando-se nas datas relacionadas para uma dessas assembléias. Qualquer pessoa da sociedade civil pode participar. A Comissão, entretanto, chama atenção especial dos segmentos políticos, entidades e instituições de classe, para que possam nos auxiliar na mobilização dessas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário