O Instituto


Missão
Promover a educação profissional, científica e tecnológica por meio do ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação de cidadãos críticos, autônomos e empreendedores, comprometidos com o desenvolvimento sustentável.

Valores
Ética.
Solidariedade: humanização, inclusão, igualdade na diversidade, cooperação.
Sustentabilidade: responsabilidade social e ambiental.
Desenvolvimento humano: criticidade, autonomia e empreendedorismo.
Democracia: igualdade na diversidade, liberdade, justiça.
Qualidade.
Inovação: criatividade.

Visão
Ser referência em educação profissional, científica e tecnológica como instituição promotora do desenvolvimento regional sustentável.

Localização
O Campus do Instituto Federal Farroupilha de Jaguari, localizado no Chapadão em Jaguari pertence à microrregião de Santa Maria, segundo o IBGE, composta pelos municípios de Cacequi, Dilermando de Aguiar,Itaara, Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul,Santa Maria,São Martinho da Serra,São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Toropi, e Vila Nova do Sul, que se localiza no centro-oeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Segundo o SEBRAE, a superfície do município de Jaguari é de 685,30 Km2, distante aproximadamente 400 km de Porto Alegre, 105 km de Santa Maria, centro geográfico do Estado, 400 km de Caxias do Sul, berço da colonização italiana do RGS, 420 km da cidade de Rio Grande, marco da colonização do território sul-rio-grandense e a 300 km de Uruguaiana, portal de entrada na Argentina. Jaguari tem uma população de 11.650 habitantes, numa altitude de 160 m, clima subtropical, tendo como via de acesso a BR 287.